Respiração no Pilates
Primeiramente, a RESPIRAÇÃO é um dos princípios do Método Pilates, talvez seja o princípio mais importante. Segundo Joseph H. Pilates:
“Respirar é primeiro e último ato da vida”.
No início, muitos alunos têm dificuldade no controle da respiração, contudo com a prática e aliado aos demais princípios do Método Pilates, cada vez mais vai se aperfeiçoando à técnica e sentindo os benefícios que são muitos, por exemplo: melhora na execução dos movimentos; relaxamento; aumento na capacidade respiratória e prevenção de doenças respiratórias; melhora na ansiedade; maior disposição; otimização da postura.
Assim também, é importante que o praticante tenha consciência de qualquer padrão respiratório inadequado que ele possa apresentar, para que este possa corrigi-lo mais facilmente, com a aprendizagem da respiração correta.
Dessa forma, para a execução do método também se considera adequada à expiração forçada, obrigatoriamente pela boca, onde o controle o tempo para maior permanência no exercício. A expiração forçada também auxilia no recrutamento do músculo transverso do abdômen.
“Antes de tudo, aprenda a respirar corretamente”.
Joseph H. Pilates
Home https://facebook.com/longlifepilates